Eventos anteriores

O PGQuim/UFBA sediou o 1º Workshop em Síntese Orgânica do Norte e Nordeste (I WSO) em 2008, nas dependências da Universidade originando um evento de fomento e intercâmbio entre os grupos locais com grupos consolidados (80 participantes). Em 2009, o PPG/UFRPE realizou o II WSO em Recife/PE, consolidando o evento (120 participantes). Em plenária, o Prof. Dr. Adilson Beatriz propôs a inclusão do Centro-Oeste. Assim, em 2010, o 3º Workshop em Síntese Orgânica, agora do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste (III WSO) ocorreu em Maceió/AL (200 participantes). A partir desta edição decidiu-se pela bianualidade. Em 2012, o PPG em Química, com apoio do PPG em Farmácia (UFMS) e PPG em Química (UFGD), promoveram o IV WSO em Bonito/MS (150 participantes). Em 2014 o evento retornou para Salvador, sendo novamente organizado pelo PPGQuim/UFBA nas dependências da Universidade (150 participantes). O V WSO foi realizado de forma conjunta com o III Workshop Sul-Americano em Irradiação de Micro-ondas (WSMO). O evento contou com a participação de cerca de 120 participantes entre discentes de Graduação e Pós-Graduação. Ao todo, 14 diferentes instituições de 8 estados e do DF (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de São Paulo) estiveram presentes com inscritos no evento. O VI Workshop Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Síntese Orgânica (6º WSO) e II Escola de Química Sintética e Biológica Prof. Peter Bakuzis foram realizados de forma conjunta na Universidade de Brasília entre os dias 23 e 25 de novembro de 2016. Os eventos conjuntos contaram com cerca de 100 participantes, e foi o último evento realizado. Em função da realização do 17º BMOS em Salvador no ano de 2018 (evento de maior porte na área), o WSO em 2018 foi adiado, ficando agendado para a UFPE em 2020. Contudo, com o início da pandemia em 2020, houve a desistência de organização. Para evitar a descontinuidade, o evento está sendo reiniciado pela UFBA no ano de 2024.